LOGÍSTICA REVERSA
O que é logística reversa?
Logística reversa é o conjunto de atividades realizadas após a venda de um produto para recuperar valor e encerrar o ciclo de vida do produto. Normalmente envolve devolver um produto ao fabricante ou distribuidor ou encaminhá-lo para manutenção, reforma ou reciclagem. A logística reversa às vezes é chamada de cadeia de suprimentos de pós-venda, logística de pós-venda.
Os processos de pós-venda pelos quais um produto pode passar na logística reversa são numerosos e incluem o seguinte:
A remanufatura é a reconstrução do produto com peças reutilizadas, reparadas ou novas.
A reforma é a revenda de um produto devolvido que foi reparado ou verificado como estando em boas condições.
Manutenção é uma categoria ampla que inclui atendimento ao cliente , serviço de campo e devoluções de produtos, como emissão de autorizações de devolução de mercadorias.
Gestão de devoluções.
Reciclagem e gestão de resíduos.
Gerenciamento de garantia.
Gerenciamento de armazenagem.
A logística reversa pode ter um impacto significativo nos resultados financeiros de uma empresa, de maneiras boas e ruins. Por exemplo, políticas de devolução generosas podem encorajar os distribuidores e retalhistas a encomendar mais estoque do que esperam vender, o que pode aumentar os custos de estoques para os fabricantes. O descarte adequado dos produtos pode minimizar as penalidades decorrentes do descumprimento das regulamentações ambientais.
Além disso, a logística reversa está relacionada à economia circular porque seu principal objetivo é reciclar ou reutilizar produtos e materiais para prolongar ao máximo seu ciclo de vida . E, consequentemente, diminuir a utilização dos recursos naturais do planeta.
Então, qual é o principal objetivo da logística reversa?
O principal objetivo da logística reversa é gerenciar o fluxo de produtos, materiais e recursos desde o consumidor final até a origem da cadeia de abastecimento, a fim de maximizar o seu valor e minimizar o seu impacto ambiental.
Quais são os 3Rs da logística reversa?
Reduzir: Refere-se à redução do impacto ambiental, minimizando o uso de materiais e recursos na produção, embalagem e distribuição de produtos. A redução também pode ser alcançada otimizando a gestão de estoques e evitando devoluções.
Reutilização: É a forma como produtos e materiais são reaproveitados para prolongar sua vida útil. Isso pode ser alcançado reparando, reformando e remanufaturando produtos devolvidos.
Reciclar: É o processo de recuperação e transformação de materiais para reaproveitá-los na fabricação de novos produtos. A reciclagem ajuda a reduzir a quantidade de resíduos e a minimizar o impacto ambiental dos produtos no final da sua vida útil.
Estas três práticas juntas compõem os 3Rs da logística reversa e são essenciais para a sustentabilidade e eficiência na gestão da cadeia de abastecimento.
Para que serve a logística reversa?
É importante ressaltar que dependendo do setor em que você atua, os elementos da logística reversa podem variar. No entanto, o processo mais comum seguido é:
Recolha de bens: Consiste na recolha dos produtos. Dependendo do tipo de mercadoria e das condições do serviço, o fabricante poderá indicar diretrizes a serem seguidas para uma gestão adequada.
Separação de mercadorias: Depois de coletados, os produtos são classificados por categoria e preparados para as próximas etapas do processo.
Retorno ao armazém: Após a triagem, é determinado o percurso dos produtos a serem devolvidos ao armazém de origem.
Destruição de mercadorias inservíveis: Os produtos classificados como quebrados que não tem conserto são destruídos e depositados nos locais apropriados para esse fim, considerando o tipo de material.
Recuperação, reciclagem e gestão de materiais: Os produtos classificados como reutilizáveis ou recicláveis são geridos de forma a prolongar o seu ciclo de vida útil. Nesta fase do processo é muito importante estar atento àqueles que requerem uma gestão especial como resíduos de construção ou equipamentos eletrónicos.
Processos administrativos e acompanhamento das operações: Para finalizar o processo de logística reversa é necessário preencher os documentos exigidos. Ao fazê-lo, a execução de cada uma das operações fica devidamente documentada.
Benefícios da logística reversa
Devido aos seus múltiplos benefícios, muitos setores estão comprometidos com esta estratégia que visa prolongar o ciclo de vida de produtos e processos:
Cuidando do meio ambiente
A logística reversa nos permite reduzir os resíduos que geramos, o que minimiza o impacto ambiental. O material devolvido ao ponto de origem faz parte de uma cadeia de reciclagem ou reutilização.
Controle de estoque
As operações de devolução envolvem um esforço considerável para as empresas, por isso há maior controle sobre recursos e produtos, principalmente estoque.
Melhor atendimento ao cliente
O elevado nível de gestão e capacidade de resposta das empresas conduz a uma melhor avaliação por parte do cliente. Além disso, a logística reversa fornece informações valiosas para o fabricante ou distribuidor. Permite avaliar os motivos da devolução, aspectos que podem ser melhorados, controlar produtos que chegaram em mau estado, etc.
Redução de custos
O fabricante pode reaproveitar a embalagem ou até mesmo fabricar novo material a partir dela e economizar custos na compra de matéria-prima. Ao reduzir significativamente o número de embalagens, o custo de fabricação do produto também é reduzido.
Em suma, quando há maior controle sobre o produto, ações mais eficientes são tomadas em todas as etapas do processo. Isso se traduz em melhor atendimento à sociedade, menor impacto ambiental e maior rentabilidade para as empresas.
As ações que temos realizado são a implementação de um sistema de logística reversa em que otimizamos a vida útil dos produtos são comercializados e contribuímos para o desenvolvimento de tecnologias limpas e Inclusão Digital. Também trabalhamos com parceiros comprometidos com o meio ambiente os os quais destinamos todos os residuos.
A ANGEL SERVICE tem iniciativas para melhorar a participação na sociedade digital, especialmente em serviços como saúde, educaçãoe conservação ambiental.
Coletamos doações de equipamentos eletrônicos obsoletos ou sem uso e sem custo para explorar as possibilidades da educação digital. Ex.: Desktop, Notebook, Monitor, Celular, Tablet, etc.
Consertamos e atualizamos os dispositovos que não servem mais para as empresas, colocamos softwares livres e de maior desempenho.
Fazemos o levantamento de ativos de equipamentos obsoletos sem custo, ajudando sua empresa a evitar problemas com fiscalização, deixando em corcodância com os termos da lei da reciclagem de lixo eletronico e logística reversa.
Efetuamos destruição de dados de forma gratuita em discos rígidos de armazenamento, também conhecido como HD, SSD e PENDRIVE com total sigilo e segurança conforme lei LGPD.
Também temos o objetivo de ensinar informática em ONGS e ASSOCIAÇÕES DOS BAIRROS para crianças e idosos.
Você achou interessante?
Para saber como podem nos ajudar fazendo doação de equipamentos obsoletos e ajudar na INCLUSÃO DIGITAL!