LIXO ELETRÔNICO
FATOS IMPORTANTES
O lixo eletrônico é o fluxo de resíduos sólidos que mais cresce no mundo.
Em 2019, foram produzidas globalmente cerca de 53,6 milhões de toneladas de lixo eletrónico, mas apenas 17,4% foram documentadas como formalmente recolhidas e recicladas.
O chumbo é uma das substâncias comumente liberadas no meio ambiente se o lixo eletrônico for reciclado, armazenado ou descartado por meio de atividades de qualidade inferior, como a queima a céu aberto.
As atividades de reciclagem de lixo eletrônico podem ter vários impactos adversos na saúde humana. Crianças e mulheres grávidas são particularmente vulneráveis.
A OIT e a OMS estimam que milhões de mulheres e crianças trabalhadoras que trabalham no setor informal de reciclagem em todo o mundo podem estar em risco de exposição ao lixo eletrónico.
VISÃO GERAL
Todos os anos, milhões de dispositivos eléctricos e electrónicos são descartados à medida que os produtos quebram ou se tornam obsoletos e são jogados fora. Esses dispositivos descartados são considerados lixo eletrônico e podem se tornar uma ameaça ao meio ambiente e à saúde humana se não forem tratados, descartados e reciclados de forma adequada. Itens comuns nos fluxos de lixo eletrônico incluem computadores, telefones celulares e grandes eletrodomésticos, bem como equipamentos médicos.
Todos os anos, milhões de toneladas de lixo eletrónico são reciclados utilizando técnicas ambientalmente prejudiciais e são provavelmente armazenados em residências e armazéns, descartados, exportados ou reciclados em condições precárias. Quando o lixo eletrônico é tratado com atividades inferiores, pode liberar até 1.000 substâncias químicas diferentes no meio ambiente, incluindo neurotóxicos nocivos, como o chumbo. As mulheres grávidas e as crianças são particularmente vulneráveis devido às suas vias únicas de exposição e ao seu estado de desenvolvimento.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 16,5 milhões de crianças trabalhavam no setor industrial em 2020, do qual o processamento de resíduos é um subsetor.
ESCOPO DO PROBLEMA
O lixo eletrônico é o fluxo de resíduos sólidos que mais cresce no mundo, aumentando 3 vezes mais rápido que a população mundial. Sabe-se que menos de um quarto do lixo eletrônico produzido globalmente em 2019 foi formalmente reciclado; no entanto, os fluxos de lixo eletrônico contêm recursos valiosos e finitos que podem ser reutilizados se forem reciclados de forma adequada. O lixo eletrônico tornou-se, portanto, uma importante fonte de renda para indivíduos e até mesmo comunidades. No entanto, as pessoas que vivem em países de rendimento baixo e médio (PRMB), especialmente as crianças, enfrentam os riscos mais significativos decorrentes do lixo eletrónico devido à falta de regulamentos adequados, de infraestruturas de reciclagem e de formação. Apesar das regulamentações internacionais que visam o controlo do transporte de resíduos eletrónicos de um país para outro, o movimento transfronteiriço de resíduos eletrónicos para os países de baixa e média renda continua, muitas vezes de forma ilegal. O lixo eletrônico é considerado lixo perigoso porque contém materiais tóxicos ou pode produzir produtos químicos tóxicos quando tratado de forma inadequada. Muitos destes materiais tóxicos são conhecidos ou suspeitos de causar danos à saúde humana, e vários estão incluídos nos 10 produtos químicos que constituem preocupação para a saúde pública , incluindo dioxinas, chumbo e mercúrio. A reciclagem inferior do lixo eletrônico é uma ameaça à saúde e à segurança públicas.
Exposição ao lixo eletrônico
Itens elétricos e eletrônicos contêm muitas substâncias tóxicas diferentes. Embora seja pouco provável que os utilizadores tenham contacto com qualquer uma destas substâncias quando os itens estão em utilização, quando se tornam resíduos, estes tóxicos podem ser libertados no ambiente se os dispositivos forem geridos através de práticas e atividades ambientalmente prejudiciais. Várias práticas prejudiciais foram observadas em locais de lixo eletrônico, incluindo:
catando
despejo em terra ou em corpos d'água
aterro junto com resíduos regulares
abertura de queima ou aquecimento
banhos ácidos ou lixiviação ácida
descascar e triturar revestimentos plásticos
desmontagem manual de equipamentos.
Essas atividades são consideradas perigosas ao meio ambiente e à saúde humana, pois liberam poluentes tóxicos, contaminando o ar, o solo, a poeira e a água nos locais de reciclagem e nas comunidades vizinhas. A queima ou aquecimento é considerada uma das atividades mais perigosas devido aos vapores tóxicos gerados. Uma vez no ambiente, os poluentes tóxicos provenientes do lixo eletrónico ou produzidos através de atividades de reciclagem inadequadas podem percorrer distâncias significativas desde o ponto de poluição, expondo as pessoas em áreas distantes a substâncias prejudiciais à saúde.
As crianças são as mais vulneráveis
Foi levantada uma série de resultados adversos para a saúde associados às atividades de reciclagem de lixo eletrónico.
As crianças e as mulheres grávidas são especialmente vulneráveis aos efeitos dos poluentes perigosos provenientes das atividades informais de reciclagem de lixo eletrónico. As crianças estão frequentemente envolvidas na recolha e recolha de resíduos, na queima de lixo eletrónico descartado e na desmontagem manual de itens em componentes. Em alguns países, as crianças podem servir como fonte de mão-de-obra barata e as suas mãos pequenas dão-lhes uma vantagem na desmontagem dos itens mais pequenos. Essas atividades expõem diretamente as crianças a lesões e a altos níveis de produtos químicos perigosos. Trabalhar como catador é um trabalho perigoso e considerado uma das piores formas de trabalho infantil pela OIT. Em 2020, a OIT estimou que cerca de 16,5 milhões de crianças em todo o mundo trabalhavam no setor industrial, do qual o processamento de resíduos é um subsetor (4) . Não se sabe quantas crianças trabalhadoras participam na reciclagem informal de lixo eletrónico.
A exposição ao lixo eletrônico pode estar associada aos seguintes efeitos à saúde durante a gravidez e em bebês e crianças:
resultados neonatais adversos , incluindo aumento das taxas de nados-mortos e partos prematuros;
resultados de neurodesenvolvimento, aprendizagem e comportamento , especialmente associados ao chumbo libertado através de atividades informais de reciclagem de lixo eletrónico; e
redução da função pulmonar e respiratória e aumento da incidência de asma , que pode estar ligada a altos níveis de poluição do ar contaminado que caracterizam muitos locais de reciclagem de lixo eletrônico.
As crianças e as mulheres grávidas correm maior risco do que os adultos relativamente aos contaminantes libertados através de atividades informais de reciclagem de lixo eletrónico devido às suas vulnerabilidades únicas. As crianças têm diferentes exposições às atividades de reciclagem de lixo eletrônico. As atividades de reciclagem de lixo eletrônico liberam produtos químicos tóxicos que podem atravessar a placenta e contaminar o leite materno, por exemplo, o mercúrio. Além disso, as crianças são altamente sensíveis a muitos dos poluentes libertados através da reciclagem do lixo eletrónico devido ao rápido desenvolvimento dos seus corpos, incluindo os sistemas respiratório, imunitário e nervoso central. O lixo eletrônico contém vários neurotóxicos conhecidos e suspeitos, incluindo chumbo e mercúrio, que podem perturbar o desenvolvimento do sistema nervoso central durante a gravidez, a primeira infância, a infância e a adolescência. Alguns tóxicos nocivos do lixo eletrônico também podem afetar o desenvolvimento estrutural e a função dos pulmões. As alterações nos sistemas de desenvolvimento das crianças decorrentes do lixo eletrónico podem causar danos irreparáveis e afetá-las para o resto das suas vidas.
Prevenção e gestão
Ações nacionais e internacionais são essenciais para proteger as comunidades de atividades perigosas de reciclagem de lixo eletrónico. As ações que podem ser tomadas incluem:
adotar e fazer cumprir acordos internacionais de alto nível;
desenvolver e implementar legislação nacional de gestão de lixo eletrônico que proteja a saúde pública;
incorporação de medidas de protecção da saúde na legislação nacional;
monitorar locais de lixo eletrônico e comunidades vizinhas;
implementar e monitorar intervenções que melhorem as atividades informais de reciclagem de lixo eletrônico, protejam a saúde pública e garantam fontes vitais de receitas comunitárias;
educar os profissionais de saúde em todos os níveis sobre questões de saúde infantil relacionadas com o lixo eletrónico;
eliminação do trabalho infantil.
A ANGEL SERVICE tem iniciativas para melhorar a participação na sociedade digital, especialmente em serviços como saúde, educaçãoe conservação ambiental.
Coletamos doações de equipamentos eletrônicos obsoletos ou sem uso e sem custo para explorar as possibilidades da educação digital. Ex.: Desktop, Notebook, Monitor, Celular, Tablet, etc.
Consertamos e atualizamos os dispositovos que não servem mais para as empresas, colocamos softwares livres e de maior desempenho.
Fazemos o levantamento de ativos de equipamentos obsoletos sem custo, ajudando sua empresa a evitar problemas com fiscalização, deixando em corcodância com os termos da lei da reciclagem de lixo eletronico e logística reversa.
Efetuamos destruição de dados de forma gratuita em discos rígidos de armazenamento, também conhecido como HD, SSD e PENDRIVE com total sigilo e segurança conforme lei LGPD.
Também temos o objetivo de ensinar informática em ONGS e ASSOCIAÇÕES DOS BAIRROS para crianças e idosos.
Você achou interessante?
Para saber como podem nos ajudar fazendo doação de equipamentos obsoletos e ajudar na INCLUSÃO DIGITAL!