PROJETO SOCIAL

As principais consequências da pandemia na educação

Quando pensamos na pandemia da COVID-19, é instantâneo considerar os reflexos negativos que ela causou, inclusive, na educação.  Esses impactos são preocupantes não somente em relação à aprendizagem, mas, também, quanto ao número de crianças e jovens que abandonaram os estudos.  

Entre as principais causas para o abandono escolar, está a questão socioeconômica, considerando que os estudantes das classes sociais mais baixas lideraram os índices de evasão.  

Falta de acesso à internet

Em virtude da pandemia, quase todas as escolas optaram por aulas online, o que contribuiu para que muitas crianças e jovens ficassem sem aulas no último ano, já que 47 milhões de pessoas não têm acesso à internet, segundo estudo do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

De acordo com a UNICEF, entre os estados brasileiros que adotaram o ensino remoto, apenas 15% distribuíram dispositivos aos alunos, e menos de 10% subsidiaram o acesso à internet. Como consequência, 3,7 milhões de estudantes matriculados não tiveram acesso a atividades escolares e não conseguiram estudar em casa. Inacessibilidade a tecnologias educacionais

Outro problema que no fundo todos temos ciência, mas que foi escancarado pela pandemia do Coronavírus na Educação, é a desigualdade social e de acesso a tecnologias, o que na área da Educação causa um abismo entre aqueles que podem dar continuidade ao seu processo de aprendizagem e outros que sequer possuem um dispositivo eletrônico com conexão à internet dentro de casa.

Segundo pesquisa do IBGE, apenas 57% da população do nosso país possui um computador em condições de executar softwares mais recentes. Outro estudo realizado em 2018, a Pesquisa TIC Domicílio, aponta que mais de 30% dos lares no Brasil não possuem acesso à internet, que é praticamente indispensável para o serviço de ensino remoto.

O resultado disso é uma inevitável acentuação da desigualdade de acesso não só ao ensino de qualidade, mas do ensino básico, causando um deficit de aprendizagem ainda maior do que já temos entre alunos do sistema público e da rede particular.

Pensando em amenizar essa disigualdade, decidimos criar um projeto de INCLUSÃO DIGITAL através da LOGÍSTICA REVERSA para estudantes de baixa renda das escolas públicas, disponibilizando dispositivos como desktops, leptops e tablets que são descartados para o lixo eletrônico por grande empresas. 

As tecnologias educacionais promovem ainda meios de colaboração para a execução das atividades e de compartilhamento de experiências de maneira assíncrona, ou seja, as participações são registradas e acessadas por todos a qualquer momento.

Os principais benefícios do uso da tecnologia educacional são:

Como reverter esse cenário

Nota-se que a pandemia acelerou os problemas e acentuou as desigualdades sociais existentes em nosso país. Diante disso, é essencial agir rápido. Por meio de doações, você ou sua empresa pode proporcionar a Inclusão Digital e o Meio Ambiente de qualquer lugar do país. 

A Angel Service faz a coleta, conserto e atualização de dispositovos que não servem mais para as empresas, colocamos softwares livres e de maior desempenho. Também temos o objetivo de ensinar informática em ONGS e ASSOCIAÇÕES DOS BAIRROS para crianças e idosos.

É mais uma forma de consolidarmos o nosso compromisso de revolucionar a educação por meio da tecnologia ao mesmo tempo cuidamos do meio ambiente fazendo com que equipamentos tenham uma vida útil mais duradoura.

A ANGEL SERVICE  tem iniciativas para  melhorar a participação na sociedade digital,  especialmente em serviços como  saúde, educaçãoe conservação ambiental. 


Você achou interessante?

Para saber como podem nos ajudar fazendo doação de equipamentos obsoletos e ajudar na INCLUSÃO DIGITAL!