DESTRUIÇÃO DE DADOS
O que é destruição de dados?
A destruição de dados refere-se ao processo de remoção de dados dos sistemas. Quando os dados são destruídos, a recuperação de informações por pessoas nefastas e/ou agentes de ameaças não pode ocorrer. No entanto, excluir dados não é necessariamente o mesmo que destruir dados.
As metodologias de destruição de dados, desde trituradores físicos até software de destruição de dados, continuam a ser críticas na destruição total ou substituição de materiais que incluem dados sensíveis. Em última análise, os dados devem ser irrecuperáveis para que possam ser considerados “destruídos”.
Métodos de destruição de dados explicados
As empresas podem destruir totalmente os dados por meio de um processo conhecido como desmagnetização. No processo de desmagnetização, os dados da fita de armazenamento magnético e do disco são destruídos através de alterações no campo magnético. Neste processo, uma pessoa deve determinar a intensidade do campo magnético necessária para destruir os dados; um feito desafiador às vezes. Caso uma pessoa cometa um erro na desmagnetização, a segurança dos dados diminui.
Tipos especiais de trituradores podem funcionar para destruir certos tipos de mídia de armazenamento. Eles podem destruir fitas, mídias ópticas e dispositivos como discos rígidos. Embora a substituição de dados represente uma opção viável em alguns casos, as organizações só podem substituir dados onde a mídia de armazenamento permanece intacta.
Muitos fornecedores agora oferecem programas de software de destruição de dados. Às vezes, os especialistas chamam esses programas de “software de sanitização de dados” ou simplesmente se referem ao processo como eliminação de dados. Os provedores de serviços oferecem programas de software de destruição de dados para sistemas operacionais Windows, OS, Linux e Unix.
Gestão de lixo eletrônico
Ao descartar um dispositivo eletrônico, as organizações devem considerar o fato de que um dispositivo não apagado pode representar um risco à segurança. Os hackers podem tentar obter dados. Depois que os dados forem removidos ou protegidos, a reciclagem de eletrônicos pode representar um elemento crítico de uma gestão responsável de dados e tecnologia. Na mesma linha, os serviços de destruição de computadores e dispositivos estão disponíveis em todo o mundo. Para organizações que devem cumprir a HIPAA ou outras regulamentações rigorosas, o transporte, a remoção e a desmontagem de componentes eletrônicos adequados são importantes.
Por que a destruição de dados é importante?
A destruição de dados é importante para as organizações, pois evita que os dados sejam utilizados para fins nefastos. O descarte adequado de dados desnecessários pode reduzir o risco cibernético. Os cibercriminosos muitas vezes tentam capturar dados. Caso eles possam interagir com seus sistemas, quanto menos dados disponíveis, melhor. Certifique-se de que seus dados de TI obsoletos não coloquem sua empresa em risco. Processos aprimorados de cadeia de custódia podem gerar melhores resultados de negócios no longo prazo.
No entanto, muitas empresas permanecem atrasadas no que diz respeito à destruição de dados. As organizações precisam primeiro identificar os dados que precisam ser destruídos, os tipos de dispositivos nos quais estão localizados e, em seguida, determinar os custos totais da destruição de dados. Além disso, as organizações devem pensar na conformidade e nas necessidades de documentação para os reguladores. Em alguns casos, podem ser solicitadas provas de vídeo da destruição completa dos dados, a fim de garantir que os requisitos de conformidade sejam cumpridos.
Por último, para organizações com grandes quantidades de dados, mas que permanecem sem saber por onde começar, algumas empresas de destruição de dados oferecem serviços de auditoria de TI, onde os representantes das empresas de destruição de dados pesquisam inventários privados, fornecem relatórios e recomendam opções de destruição de dados.
Que métodos modernos são empregados?
Então, que abordagens as organizações começaram a adotar? Aqui estão os três métodos predominantes de destruição de dados que podem ser aproveitados:
Destruição física do dispositivo.
Substituindo os dados em um disco rígido existente.
Desmagnetização.
A destruição física é sem dúvida a abordagem mais familiar. Como o termo sugere, o dispositivo real (como um disco rígido, smartphone, laptop ou pendrive) é destruído mecanicamente. Essas ações são normalmente supervisionadas por empresas terceirizadas profissionais para garantir que a empresa permaneça em conformidade com todas as regulamentações do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR).
Substituir dados é uma segunda opção. O principal benefício aqui é que o dispositivo não precisará ser destruído. Uma série de 0s e 1s aleatórios será colocada sobre as informações existentes; tornando tudo menos inútil. Esta poderia ser uma excelente opção para organizações que não conseguem arcar com os custos associados à compra de dispositivos completamente novos. Ainda assim, pode haver momentos em que até mesmo dados sobrescritos possam ser recuperados por aqueles que possuem uma quantidade significativa de conhecimento técnico.
A desmagnetização é a forma final de destruir dados. Neste cenário, um eletroímã muito poderoso será colocado sobre o dispositivo que armazena as informações. As fortes ondas magnéticas servem para “embaralhar” permanentemente todos os dados. Embora este seja sem dúvida o método mais eficaz, deve ser mencionado que o firmware associado também se tornará inútil. O dispositivo precisará, portanto, ser substituído.
Os benefícios organizacionais da destruição de dados
Agora que examinamos alguns métodos comuns de destruição de dados digitais, quais benefícios uma organização pode obter com eles? A mais aparente envolve o simples fato de que as informações terão muito menos probabilidade de cair em mãos erradas. Isto também é excelente em termos de satisfação do cliente, pois os clientes apreciam que uma empresa se preocupa com a sua privacidade.
A destruição de dados também é útil do ponto de vista competitivo. Algumas empresas pouco escrupulosas estão sempre ansiosas para obter qualquer informação proprietária de produto que possa estar presente em um dispositivo perdido ou roubado. Garantir que tais detalhes não caiam em mãos erradas é, portanto, uma decisão sábia.
Finalmente, as violações de dados podem custar às organizações uma enorme quantidade de dinheiro. Também pode haver momentos em que multas legais sejam impostas (se as diretrizes do GDPR não forem seguidas). Estes cenários não só podem prejudicar as operações em curso, mas também há grandes probabilidades de que a imagem pública da empresa seja prejudicada. A destruição eficiente de dados elimina tais possibilidades.
Nós da ANGEL SERVICE efetuamos destruição de dados da forma física do dispositivo, porque consideramos a mais rápida e segura
Você achou interessante?
Entre em contato com nossa equipe para saber mais!